O que é Podiatria?
A Podiatria é uma área da saúde relacionada ao tratamento dos pés, podendo ser clínica e/ou cirúrgica.
A Podiatria Clínica distingue-se da Podologia por ser exercida por enfermeiros, tendo como público alvo principal as pessoas que apresentam maior demanda de cuidados por possuírem doenças crônicas causadoras de complicações na pele e na unha, como os diabéticos, aqueles com doenças circulatórias e os idosos.
Embora esse seja o motivo principal da existência da Podiatria, qualquer pessoa com comprometimentos nas unhas dos pés ou das mãos pode ser atendida, com a vantagem de receber cuidados de profissionais com maior capacitação científica e técnica.
Um dos principais trabalhos realizados por enfermeiros atuantes na Podiatria é o tratamento de ulcerações da pele com coberturas avançadas e a terapia fotodinâmica (com LASER) para manejo das onicomicoses (fungos nas unhas) e infecções ungueias, além de tratamento das distrofias.
No Brasil, a Podiatria é uma área de atuação do Enfermeiro.
A Podiatria é diferente ao redor do mundo. Em alguns países pode ser considerada um curso de medicina. Mas, seja qual for o foco, a grande ênfase é para os pés de pessoas com diabetes melito.
No Brasil, a Podiatria é clínica e é exercida exclusivamente por enfermeiros, lembrando que Enfermeiro é um profissional de nível universitário, titulado como Bacharel em Enfermagem, uma graduação de cinco anos.
A International Working Group on the Diabetic Foot (IWGDF) estimou que
Entretanto, aqui está o grande problema de saúde pública que exige enfermeiros atuantes nessa área, em função de competência acadêmica:
Isso é muito grave!
É preciso mudar essa realidade, e prevenção é a chave. Por isso, os cuidados de enfermagem podiátrica são primordiais.
É preciso evitar ocorrência de úlceras e consequentes amputações por causas variadas, entre elas cuidados inadequados. E quando as lesões não foram prevenidas, é imperativo tratamento adequado e rigoroso.
A expertise do enfermeiros especialistas no conhecimento das lesões e das tecnologias avançadas permite melhores taxas de cura de lesões e ulcerações do pele.
A podiatria brasileira tem níveis de formação que vão da capacitação à especialização. Como especialidade, foi instituída pela primeira vez na UNIFESP, em 2007. Fez duas turmas e, infelizmente, foi desativada.
Embora existam algumas instituições que possuem especializações na áreas, a Podiatria Clínica ainda não está legalmente oficializada como uma especialidade no rol da especializações reconhecidas pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEn). Mesmo assim, como os cursos podem até ter reconhecimento do MEC, o certificado emitido teve que ser aceito para registro nos CORENs.
No cenário atual, a Podiatria continua como uma competência dentro da Enfermagem em Estomaterapia. Mas, desde 2018, foi oficializada, por resolução, como área de atuação da Enfermagem em Dermatologia. Contudo, há muitos cursos de Enfermagem em Dermatologia com ênfase em lesões de pele, formando muitos profissionais sem competência para atuar na Podiatria. Cursos novos já estão incluindo carga horária adequada, como o caso do curso do UNASP, coordenado pela Dra Beatriz Yamada.
No momento estão sendo realizados ajustes junto ao COFEn para retomada da podiatria como uma especialidade, tal como já foi. Contudo, mantendo-a no contexto da dermatologia e estomaterapia. Isso irá ampliar as pós-graduações somente de enfermagem em podiatria clínica.
Aspecto relevante é que, lamentavelmente, tem especialização 100% em EAD sem estágio, não preparando o enfermeiro plenamente, tendo em vista ser uma área que demanda treinamento presencial.
Com tais lacunas, muitos enfermeiros, estomaterapeutas, dermatológicos e até os que se especializaram em curso de podiatria EAD, se qualificam na área por meio de cursos adicionais de capacitação, habilitação ou aperfeiçoamento. Enfermeiros sem essas especialidades, também, buscam a formação em cursos livres, situação ainda permitida.
O IBYamada é pioneiro em cursos livres para enfermeiros. Iniciou esse trabalho em 2005. Atualmente conta com Curso de Habilitação contendo 230h/aula.
É o curso livre mais completo do país, com direcionamento para empreendedorismo.
Conteúdo atualizado em: maio/23